quinta-feira, 29 de março de 2018

Conselho da Rainha de Ouros


Por Christiane Forcinito

Hoje o conselho vem através do mito de Onfale, que é conhecida por sua capacidade poderosa de dominação utilizando - se somente dos atributos femininos como a beleza e  a inteligência, tendo, inclusive, tido Hércules como seu escravo.

Conta em um dos ciclos da história de Hércules (o dos seus piores momentos) que ele foi parar na Ásia onde foi condenado a escravizar-se por três anos e assim ele foi vendido à Rainha Onfale. Ela se apaixonou por ele e concedeu-lhe a liberdade, mas ele também a amava e preferiu permanecer submisso ao seu lado, submetendo-se à todos os seus caprichos.

Um dos exemplos mais conhecido é de quando Onfale ordenava a seu escravo a vestir-se de mulher e, pegando no fuso e na roca, sentava-se humildemente aos seus pés, a fiar lã, enquanto ela com porte altivo e guerreiro, vestia-se da pele do leão de Nemés, e empunhava a clave de herói.

Este fato é citado com a finalidade de mostrar o poder da mulher sobre o homem, ou também a força da sedução e da astúcia sobre a força bruta.

Ela também era quem dirigia os recursos financeiros da própria vida e, além disso, era segura, diligente, bondosa, cuidadosa, aberta e receptiva aos prazeres da vida.

Esta mulher autossuficiente, sensual, forte e trabalhadora deixa como conselho para termos calma, autoconfiança, firmeza em nosso propósito e autocontrole se quisermos proteger nossas conquistas, porém não devemos nos esquecer de sermos também generosos.

No tarô dos Santos (que eu descobri e tenho estudado também) a carta correspondente é a da Santa Matilde. Ela era generosa ao ajudar os outros, erigiu escolas e abadias e por isso é vista como a mulher que sabe lidar com os recursos que possui trazendo estabilidade em tudo que toca.

E que nós sejamos como estas mulheres, ciente do nosso poder erigimos metas, recursos e a nossa própria vida.

Bibliografia lida, consultada e de referência para este texto
SHARMAN-BURKE, Juliet e GREENE, Liz. O Tarô Mitológico. Madras: São Paulo.2012.
DONELLI, Isa. Vozes dos Santos - O tarô dos protetores espirituais.10ed. Pensamento: 2012.
VARAZZE, Jacopo de. Tradução de FRANCO JÚNIOR, Hilário. Legenda Aurea - Vida de Santos. Companhia das letras: 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário